Em novembro de 1891, o Vapor Europa, vindo da Itália, chegou ao Brasil trazendo Albano Zocca, então com 25 anos, e sua esposa Elisabetta, de 23. O casal se estabeleceu em Piracicaba-SP, onde construiu sua vida e criou 12 filhos.
A vocação canavieira da região logo despertou em Albano o desejo de produzir aguardente de cana. Ele construiu seu próprio alambique e começou a destilar, distribuindo a bebida em barris de madeira por Piracicaba e São Paulo.
O alambique funcionou até 1947, ano em que Albano faleceu. Com isso, seu filho Pedro – o caçula dos homens – mudou-se com a esposa Luiza e os quatro filhos para Americana-SP, a 30 km de Piracicaba, onde iniciou uma nova trajetória no setor têxtil. Seu filho mais velho, Albano Zoca Netto, é pai de Miguel Zoca, fundador da Vecchio Albano Indústria de Bebidas Ltda.
Desde 2004, a empresa está situada em Torrinha-SP, no Sítio Primavera. Em 2024, celebrou 20 anos de história, mantendo a tradição da aguardente de qualidade, comparável àquela produzida no início do século XX pelo bisavô do fundador.
Os segredos da boa cachaça foram transmitidos por gerações. Em 1980, aos 14 anos, Miguel já demonstrava aptidão para a química. Produziu seus primeiros mililitros de aguardente em um pequeno destilador de vidro no porão de casa — um momento de forte emoção para ele, seu pai e seu avô. No entanto, esse sonho ficou adormecido até 2004, quando finalmente idealizou e construiu seu próprio alambique. Foi aí que nasceu o lema:
“Vecchiobano, destilando tradição, arte e paixão!”
Os nomes do patriarca Albano e de seu neto, carinhosamente chamados de Vô Bano, permanecem vivos nos rótulos da Vecchiobano, como símbolo dessa herança familiar.
Albano faleceu em 2014, aos 79 anos. Até seus últimos dias, mantinha o hábito de acender o fogo da fornalha do alambique — e também seu cigarro, com as brasas da mesma fornalha. Pequenas lembranças como essa jamais serão esquecidas.
O fundador da Vecchio Albano Indústria de Bebidas Lttda é Bacharel e Mestre em Química pela Unicamp, especialista em Tecnologia da Cachaça pela Universidade Federal de Lavras/MG e Sommelier formado pelo SENAC de Águas de São Pedro/SP.